sexta-feira, maio 29, 2009

WTCC: Depois da "tempestade" Tiago Monteiro acredita que virá a "bonança" para os Seat Léon

Depois da FIA ter alterado os regulamentos em virtude da situação polémica que se viveu no passado fim-de-semana em Pau (França), o piloto português Tiago Monteiro parte para o GP da Comunidade Valenciana com esperanças redobradas.

Recorde-se que dias antes do GP de França, o organismo que gere o desporto automóvel mundial, resolveu introduzir novos regulamentos, sem sequer ter consultado as equipas. Devido a esta situação, alguns pilotos ameaçaram com uma greve, ao que a FIA contra-ameaçou com multas, suspensões e perda de pontos.

Os pilotos concordaram em participar na corrida de Pau, mas não compareceram no pódio, o que deixou a Federação Internacional numa situação incómoda.

Depois deste "incidente", a FIA convocou os pilotos para uma reunião, onde o único ponto dos trabalhos seria a discussão dos novos regulamentos. Só que os pilotos fizeram "finca-pé" e não aceitaram participar na reunião, alegando que a FIA não pode mudar os regulamentos a meio de um campeonato.

Face a esta posição, a Federação Internacional acabou por alterar de novo os regulamentos, deixando cair as alterações que tinha feito antes do GP de França.

Tais alterações agradaram a todas as equipas, especialmente a SEAT Sport, que assim voltam a ter carros competitivos, como tinha acontecido até ao GP passado.

Em entrevista ao jornal Autosport, Tiago Monteiro aproveitou para explicar com alguns detalhes o que causou todo este alarido: "A FIA achou que os SEAT estavam a ser velozes de mais, e que o Campeonato estava a perder interesse. Aí começou a criar regras que não lembram a ninguém, nomeadamente a proibição de ultrapassar as 4200 r.p.m.; valorizar e apoiar quem fizesse mais reduções de caixa, derrapagens e subida de correctores; limitar a pressão de óleo nos tubos, entre outras regras idiotas. É óbvio que nós todos discordamos, pois além das regras serem idiotas, foram feitas a meio do campeonato. Realmente só a FIA é que se podia lembrar de tais coisas. Tivemos que tomar uma acção de força e fizemos aquela triste figura, ao deixar o pódio vazio, mas tinhamos que mostrar à FIA que estávamos contra esta situação".

Mais à frente o piloto português refere que "com o recuo da FIA, as coisas estabilizaram, e estamos mais confiantes para a próxima prova, mas tantas alterações provocaram desgaste na equipa e nos carros, e por isso, não sei dizer quais os objectivos para Valência, mas posso garantir que tudo vamos fazer para levar os Leon até aos lugares da frente".

Na mesma entrevista, Tiago Monteiro acrescentou ainda que "a pista de Valência é muito má para os SEAT, mas funciona muito bem para os Chevrolet. Mesmo assim, acredito que vamos fazer uma boa corrida e garantir um lugar que nos permita continuar na frente do Campeonato".

O GP da Comunidade Valenciana disputa-se este fim-de-semana no Circuito Ricardo Tormo em Valência. Esta é a 6ª visita consecutiva do WTCC e as previsões meteorológicas apontam para sol e céu limpo no Sábado, mas deverão acontecer alguns aguaceiros no Domingo. Em relação ao calor, este não será um problema, pois a temperatura não deverá ultrapassar os 25º C.

Horários do GP Comunidade Valenciana:

Sábado (30 de Maio):

14h15 - Treinos cronometrados

Domingo (31 de Maio):

08h30 - Warm-Up
12h45 - 1ª corrida
14h00 - 2ª corrida


NOTA: Todos os horários referem-se a hora de Portugal Continental


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: Autosport

Sem comentários: