segunda-feira, novembro 30, 2009

Ténis: Ana Ivanovic afirma que "a melhor preparação para um tenista é a leitura de certos livros"

A tenista sérvia Ana Ivanovic anunciou esta tarde que irá regressar ao circuito mundial de ténis (WTA) já em Janeiro de 2010.

Em entrevista ao site romeno Sports, a jovem jogadora (22 anos) afirmou que "a paragem foi muito benéfica", pois permitiu "recuperar forças".

Mais à frente, Ivanovic revelou que a "melhor preparação para um tenista não é os treinos ou a visualização de jogos, mas sim a leitura calma e tranquila de certos livros".

Para a jogadora sérvia, o livro "Manual do Guerreiro da Luz", de Paulo Coelho, é "essencial para quem joga ténis a um nível profissional, pois um jogo é quase como uma batalha, onde é preciso encontrar estratégias para vencer o adversário. E apesar de considerarem o livro de Paulo Coelho como um manual de guerra, para mim é mais um manual de estratégias técnicas, tácticas, criativas e originais, que me ajuda imenso".

Para além desta "abordagem mental ao ténis", Ivanovic apresentou publicamente os seus novos vestidos para as competições de 2010. A roupa foi novamente desenhada pela Adidas, mas para o próximo ano a jogadora usará um decote maior e os vestidos estarão equipados com a tecnologia "Climacool", que não deixa a roupa "nem molhada, nem colada ao corpo", segundo informação da empresa de artigos desportivos.


Jornalista: João Miguel Pereira

sexta-feira, outubro 09, 2009

Torneio de Bauru: Pedro Sousa derrota Lucas Oliveira e apura-se para os Quartos-de-Final

O jovem tenista português Pedro Sousa apurou-se hoje para os Quartos-de-Final do Torneio de Bauru (Brasil) ao derrotar, na 2ª Ronda, o brasileiro Lucas Oliveira por 2-0 (duplo 6/2).

O atleta luso, que é o 605º melhor do Mundo, irá defrontar na próxima eliminatória outro tenista da casa, mais concretamente, Leonardo Kirsche, 2º cabeça-de-série e 298º do ranking ATP.

Na variante de pares, Pedro Sousa (juntamente com Manuel Cavaco) não foi tão feliz, pois caiu logo na 1ª Ronda (derrota por 2-0) frente à dupla argentino-peruana composta por Juan-Pablo Agasarkissian e Rodrigo Sanchez.

O Torneio de Bauru disputa-se em courts de terra batida e distribui 10 mil dólares (cerca de 6500 euros) em prémios monetários.


Jornalista: João Miguel Pereira

terça-feira, outubro 06, 2009

Torneio de Montevideu: Leonardo Tavares vence Sergio Roitman e apura-se para a 2ª Ronda

O tenista português Leonardo Tavares apurou-se esta tarde para a 2ª Ronda do Torneio de Montevideu (Uruguai), depois de vencer na fase inaugural o argentino Sérgio Roitman por 2-0 (parciais de 6/0 e 6/3).

O jogador do Sp. Espinho irá encontrar na próxima eliminatória o paraguaio Ramon Delgado, que está na 2ª ronda graças a desistência (por lesão) do espanhol Santiago ventura.

Na competição de pares, Leonardo Tavares (juntamente com o brasileiro Marcelo Domoliner) já não foi tão feliz, pois acabou por perder (2-0) com a dupla espanhola constituída por Carlos Poch-Gradin e Pablo Santos.


Jornalista: João Miguel Pereira

terça-feira, setembro 29, 2009

Torneio de Nápoles: Frederico Gil vence Ivan Dodic por 2-0 e apura-se para a 2ª Ronda

O tenista português Frederico Gil apurou-se esta noite para a 2ª Ronda do Torneio de Nápoles, ao derrotar na eliminatória inaugural o croata Ivan Dodic (nº 173 do ranking mundial) por 2-0, com os parciais de 6/2 e 7/6.

O atleta luso irá defrontar na próxima jornada o francês Alexandre Sidorenko, que hoje eliminou o italiano Tomás Tenconi também por 2-0 (parciais de 6/1 e 7/6).

O Torneio de Nápoles, mais conhecido por Troféu Kimbo, disputa-se até ao próximo dia 4 de Outubro no Centro Desportivo Virgílio e distribui cerca de 75 mil euros em prémios monetários.


Jornalista: João Miguel Pereira

sábado, setembro 26, 2009

Torneio de Bucareste: Juan Mónaco e Albert Montañes discutem vitória na prova

O tenista argentino Juan Mónaco qualificou-se hoje para a Final do Torneio de Bucareste ao eliminar nas Meias-Finais o alemão Simon Gruel por 2-0 (parciais de 6/4 e 6/3).

No jogo decisivo, Mónaco vai encontrar o espanhol Albert Montañes, que na outra semi-final eliminou o compatriota Santiago Ventura por 2-1, com os parciais de 4/6, 6/4 e 6/1.

O Torneio de Bucareste conta para o ranking ATP e o vencedor da prova levará para casa cerca de 70 mil euros de prize-money.


Jornalista: João Miguel Pereira

segunda-feira, setembro 07, 2009

US Open: Kataryina Bondarenko vence a argentina Gisela Dulko por 2-0 e apura-se para os Quartos-de-Final

A tenista ucraniana Kateryna Bondarenko apurou-se esta tarde para os Quartos-de-Final do Open dos Estados Unidos ao vencer de forma clara a argentina Gisela Dulko por 2-0, em encontro disputado no Complexo Desportivo de Flushing Meadows, em Nova Iorque (E.U.A.)

A ucraniana, que está no lugar número 52 do ranking mundial, aplicou à sua adversária "duas bicicletas" (6/0 e 6/0), que fizeram com que Dulko saísse do court em menos de uma hora.

Nos Quartos-de-Final, Bondarenko irá defrontar a vencedora do encontro entre a checa Petra Kvitova (que eliminou Dinara Safina) e a belga Yanina Wickmayer (que venceu o Estoril Open 2009).


Jornalista: João Miguel Pereira

domingo, setembro 06, 2009

Superleague Fórmula: Álvaro Parente (F.C. Porto) vence 2ª corrida mas fica de fora da finalíssima

O piloto português Álvaro Parente (F.C. Porto) venceu esta tarde a 2ª corrida do GP Portugal da Superleague Fórmula, disputada no Autódromo Fernanda Pires da Silva, mais conhecido como Autódromo do Estoril.

Apesar de ter ganho uma das provas, Parente acabou por ficar de fora da 3ª corrida (também conhecida por finalíssima), pois acabou em sétimo no conjunto das duas mangas, e apenas os 6 primeiros classificados é que são apurados para a derradeira corrida.

O outro piloto português presente no Estoril, Pedro Petiz, teve menos sorte que Parente. Apesar de ter terminado a 1ª prova no 9º lugar, o representante do Sporting teve que abandonar a 2ª corrida, devido a um problema na caixa de velocidades.

No conjunto das 3 mangas, o vencedor foi o francês Sebastian Bourdais, que nesta prova representou o Sevilha (Espanha). O francês, que foi dispensado da Toro Rosso (equipa de F1) há cerca de 1 mês, terminou o GP Portugal com um tempo total de 67 minutos e 31 segundos, ou se preferirem, 1 hora, 7 minutos e 31 segundos.

Nos restantes lugares do pódio ficaram o Olympiakos (2º), da Grécia, e o líder do campeonato, o Liverpool (3º), de Inglaterra.

Na classificação geral, os "reds" lideram com 282 pontos, seguidos do Tottenham Hotspurs (224 pontos) e do Basileia (223 pontos).

Em relação aos clubes portugueses, o F.C. Porto ascendeu à 6ª posição, com 203 pontos, enquanto o Sporting manteve o 14º lugar, com "apenas" 136 pontos.


Jornalista: João Miguel Pereira

US Open: Roger Federer vence o australiano Lleyton Hewitt por 3-1 e apura-se para os Oitavos-de-Final

O tenista suiço Roger Federer qualificou-se esta tarde para os Oitavos-de-Final do US Open, ao derrotar na 3ª Ronda o australiano Lleyton Hewitt por 3-1 (parciais de 4/6, 6/3, 7/5 e 6/4), em encontro disputado no Complexo Desportivo de Flushing Meadows, em Nova Iorque (E.U.A.)

O nº1 do ranking mundial ficará agora à espera do desfecho do encontro entre o norte-americano James Blake e o espanhol Tommy Robredo, pois é deste jogo que sairá o próximo adversário do suíço.

Para além de Federer, o sérvio Novak Djokovic, o checo Radek Stepanek e o espanhol Rafael Nadal também já estão nos Oitavos-de-Final desta prova.


Jornalista: João Miguel Pereira

sexta-feira, setembro 04, 2009

US Open: Yoraslava Shevedova e Melanie Oudin eliminam as favoritas Jelena Jankovic e Elena Dementieva

A tenista servia Jelena Jankovic foi hoje eliminada do US Open ao perder com a cazaque Yaroslava Shvedova por 2-1, em encontro relativo à 2ª Ronda desta prova, disputado no Complexo Desportivo de Flushing Meadows, em Nova Iorque (E.U.A.)

Jankovic, 5ª cabeça-de-serie, é a segunda favorita a ser eliminada esta Quinta-Feira, depois da russa Elena Dementieva ter perdido, de forma surpreendente, com a norte-americana Melanie Oudin.

Shvedova, de apenas 21 anos, atinge assim pela primeira vez a 3ª Ronda do torneio nova-iorquino, onde terá que "medir forças" com a argentina Gisela Dulko, que neste Open já eliminou duas jogadoras de países que pertenceram à antiga União Soviética: Ekaterina Makarova (Rússia) e Alona Bondarenko (Ucrânia).


Jornalista: João Miguel Pereira

terça-feira, setembro 01, 2009

US Open: Frederico Gil perde com o indiano Somdev Devvarman e é eliminado

O tenista português Frederico Gil foi eliminado do Open dos Estados Unidos, ao ser derrotado, surpreendentemente, pelo indiano Somdev Devvarman por 3-0, em jogo da 1ª Ronda da prova, disputado no Complexo Desportivo de Flushing Meadows, em Nova Iorque (E.U.A.).

Com esta derrota, o luso (que é 106º do ranking mundial) vai certamente descer algumas posições, podendo até ficar atrás de Rui Machado (que à partida do US Open era 109ª), perdendo assim, o estatuto de melhor jogador português.

O tenista portuense só entra em acção amanhã, defrontando Daniel Koellerer, num jogo que deverá ser bastante complicado, pois o austríaco é muito forte na sua superfície preferida, o hard court.

Para além de Frederico Gil, também caíram na primeira ronda, os favoritos Michael Berrer e Tommy Hass (Alemanha), Igor Andreev (Rússia), Thiago Alves (Brasil), Victor Hanescu (Roménia), Paul-Henri Mathieu (França), Christophe Rochus (Bélgica) e Giovanni Lapentti (Equador).


Jornalista: João Miguel Pereira

quarta-feira, agosto 26, 2009

US Open: Neuza Silva apura-se para a 2ª Ronda do qualifying

A tenista portuguesa Neuza Silva apurou-se hoje para a 2ª Ronda do qualifying do Open dos Estados Unidos (4º e último grand slam da temporada) ao derrotar a norte-americana Sloane Stephens por 2-0 (parciais de 6/3 e 6/2).

A lusa (154ª do ranking mundial), vai agora defrontar a francesa Pauline Parmentier, que esta noite derrotou a boliviana Maria Fernanda Teran por duplo 6/2.

Recorde-se ainda que esta noite, Frederica Piedade e Rui Machado também vão entrar em acção no qualifying do US Open, jogando, respectivamente, contra a alemã Júlia Schruff e contra o brasileiro Ricardo Honcevar.


Jornalista: João Miguel Pereira

quinta-feira, agosto 20, 2009

Torneio de Cincinatti: Roger Federer vence José Acasuso por 2-0 e apura-se para a 3ª Ronda

O tenista suíço Roger Federer apurou-se para a 3ª Ronda do Torneio de Cincinatti, ao vencer o argentino José Acasuso por 2-0 (parciais de 6/3 e 7/5).

O nº1 do ranking mundial vai agora defrontar o espanhol David Ferrer (19º cabeça-de-série), que, curiosamente, nesta eliminatória derrotou o também suíço Stanislas Wawrinka.

Nos jogos de hoje, há ainda a destacar as surpreendentes vitórias dos croatas Ivo Karlovic e Marin Cilic, sobre o francês Gael Monfils e o espanhol Juan Carlos Ferrero, respectivamente.

Amanhã, entra em campo Rafael Nadal para defrontar o italiano Andreas Seppi, num encontro que se antevê difícil para o madrileno, pois vai enfrentar um jogador do top 30, numa altura em que ainda se encontra a recuperar das lesões sofridas nos dois joelhos.


Jornalista: João Miguel Pereira

quarta-feira, agosto 12, 2009

Fórmula Renault: António Félix da Costa vence jornada dupla de Assen

O piloto português António Félix da Costa dominou por completo a 5ª Jornada dupla do Campeonato Norte Europeu de Fórmula Renault (NEC), ao vencer as duas corridas que se disputaram no passado fim-de-semana no circuito de Assen (Holanda).

No Sábado de manhã, o corredor luso conquistou a pole-position e à tarde mostrou toda a sua classe mantendo-se na liderança da corrida do primeiro ao último metro.

No final dessa prova, António Félix da Costa explicou ao Jornal Motor que "depois de mais um arranque fantástico" conseguiu ganhar tempo aos seus adversários, permitindo-lhe gerir não só "o avanço que tinha, mas também toda a máquina, especialmente os pneus".

O piloto português lembra ainda que "foi uma corrida sem história, mas saborosa", pois o triunfo deu a Félix da Costa uma "tranquila liderança no Campeonato".


No Domingo, as coisas foram mais complicadas, devido à grelha invertida dos 8 primeiros, ou seja, como tinha ganho a corrida de Sábado, Félix tinha que partir da 8ª posição.

As coisas correram "conforme o planeado", segundo o piloto português, pois "o carro estava espectacular e a estratégia era passar os adversários com muita calma".

Realmente, foi isso que aconteceu, o luso não perdeu a concentração e foi ultrapassando os outros concorrentes com uma estranha calma, como se fosse a coisa mais natural do Mundo.

O pódio dessa última corrida do fim-de-semana ficou completo com o brasileiro Luís Derani (2º) e o dinamarquês Kevin Magnussen (3º).

No final da 5ª Etapa, Félix da Costa sai de Assen na liderança do Campeonato, tendo uma confortável diferença de 61 pontos para o 2º classificado, o finlandês Daniel Aho.

Ao Jornal Motor, o piloto português contou ainda que a vitória no NEC não está nos seus horizontes, pois o que Félix quer mesmo é "ganhar o título europeu".


Classificações:

Corrida 1:

1º António Félix da Costa (POR/Motopark Academy) - 26m25s025ms
Marco Sorensen (DIN/Motopark Academy)
Kevin Magnussen (DIN/Motopark Academy)
Kuba Giermaziak (POL/Motopark Academy)
Adrian Quaife-Hobbs (FRA/Motopark Academy)


Corrida 2:

1º António Félix da Costa (POR/Motopark Academy) - 25m08s812ms
Luis Derani (BRA/Motoport Academy)
Kevin Magnussen (DIN/Motopark Academy)
Daniel Aho (FIN/Koiranen Bros)
Adrian Quaife-Hobbs (FRA/Motopark Academy)


Jornalista: João Miguel Pereira

terça-feira, agosto 11, 2009

Ténis: Portuguesas descem no ranking WTA

A maior parte das tenistas portuguesas que figuram no ranking WTA desceram de posição, relativamente à semana passada.

Michelle Brito (nº109) e Neuza Silva (nº142) ainda mantiveram as suas posições, mas todas as outras acabaram por cair na classificação, com destaque para Frederica Piedade (que perdeu 11 lugares) e Margarida Moura (que desceu 6 posições).

Em relação ao topo não houve alterações nas 10 primeiras, mas a italiana Flávia Pennetta "saltou" para a 12ª posição, depois de ter ganho o Torneio de Los Angeles.


Classificação do "ranking" WTA:

1ª Dinara Safina (RUS) - 9601 pontos
Serena Williams (EUA) - 8628
Venus Williams (EUA) - 6935
Elena Dementieva (RUS) - 6591
Jelena Jankovic (SER) - 5930
Svetlana Kuznetzova (RUS) - 5853
Vera Zvonavera (RUS) - 5400
Carolina Wozniacki (DIN) - 4750
Victoria Azarenka (BLR) - 4539
10ª Nadia Petrova (RUS) - 3290

...

109ª (109ª) Michelle Larcher De Brito (POR) - 570
142ª (142ª) Neuza Silva (POR) - 388
215ª (204ª) Frederica Piedade (POR) - 254
453ª (450ª) Magali De Lattre (POR) - 77
528ª (526ª) Maria Joao Koehler (POR) - 57
726ª (725ª) Catarina Ferreira (POR) - 29
763ª (760ª) Joana Pangaio (POR) - 25
939ª (937ª) Ana Catarina Nogueira (POR) - 12
973ª (972ª) Ana Claro (POR) - 10
1135ª (1129ª) Margarida Moura (POR) - 3

...


Jornalista: João Miguel Pereira

domingo, agosto 09, 2009

Circuito Mundial de Bodybord: Praia da Arda recebe 1ª Etapa europeia

A Praia da Arda (ou Mariana), em Afife (Viana do Castelo) irá ser palco da 1ª Etapa europeia do Circuito Mundial de Bodyboard, que decorrerá de 12 a 16 de Agosto.

Passados 15 anos, Viana do Castelo volta a receber uma prova internacional de Bodyboard, depois de ter feito história ao organizar a primeira prova do Circuito Mundial de Bodyboard fora do Hawai, em 1994.

Ao anunciar a Praia da Arda como o local escolhido para a 1ª Etapa europeia do Mundial de Bodyboard, a IBA (Internacional Bodyboard Association) referiu também que "Portugal, Viana do Castelo e principalmente o Surf Clube de Viana têm uma excelente capacidade organizativa, tendo sido por isso os escolhidos para organizarem esta importante prova".

Este ano, o Surf Clube de Viana festeja o seu 20º aniversário, e no "programa das festas" podemos ver que para além do "Viana Pro Bodyboard 2009" existem também outras provas de Surf e Bodyboard, especialmente a nível nacional.

A competição, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Federação Portuguesa de Surf, terá a duração de 5 dias e contará com os melhores bodyboarders mundiais, como é o caso do brasileiro Guilherme Tâmega e do norte-americano Mike Stewart.

Para além de Tâmega e Stewart, há a destacar ainda a presença dos portugueses Manuel Centeno e Hugo Pinheiro, que estão esperançados em conseguir um bom resultado.

O Surf Clube de Viana espera uma grande afluência de público, especialmente por a prova (que distribui cerca de 20 mil dólares de prize money) se realizar em pleno mês de Agosto.

Mas, a animação não vai estar só no mar, pois a 11 de Agosto, os atletas irão estar numa mega-conferência de imprensa, para apresentação da prova, e nos dias 15 e 16 estarão na discoteca New Look, para uma sessão de autógrafos e assinatura de posteres e t-shirts.


Jornalista: João Miguel Pereira

Torneio de Cincinatti: Michelle Larcher de Brito perde com Yaroslava Shvedova por 2-0 e é eliminada

A tenista portuguesa Michelle Larcher de Brito foi hoje eliminada do Torneio de Cincinatti ao perder com a cazaque Yaroslava Shvedova por 2-0 (parciais de 6/4 e 6/2), em encontro relativo à 1ª Ronda da fase de qualificação da prova norte-americana.

Este tem sido um mês terrível para a jogadora lusa, pois na semana passada foi eliminada na 1ª Ronda do Torneio de Los Angeles (pela romena Sorana Cristea), acabando por cair vários lugares no ranking WTA, tendo até saído do top 100.

Com estes resultados, Michelle está em risco de não ir ao Open dos Estados Unidos, pois só os jogadores que conseguirem boas exibições nos torneios US Open Series (como é o caso das provas de Cincinatti e de Los Angeles) é que terão acesso ao último grand slam da temporada.


Jornalista: João Miguel Pereira

domingo, julho 26, 2009

Campeonato Europeu de Jet Ski: Rui Sousa e Stefania Balzer conquistam duas medalhas de Prata

Os pilotos de Jet Ski, Rui Sousa e Stefania Balzer conquistaram hoje duas medalhas de Prata para Portugal no Campeonato da Europa da modalidade, que decorre este fim-de-semana nas águas do Rio Tua, perto de Mirandela.

Sousa (na classe Ski Stock) terminou as 3 mangas em 2º lugar, conseguindo um total de 53 pontos, menos 13 que o novo campeão europeu, o francês Randazzo Ronain.

Na classe feminina, Stefania Blazer terminou a única manga na 2º posição, mas muito perto da norueguesa (de origem nipónica) Kurahashi Yuki.

As categorias mais importantes foram dominadas pelo inglês James Bushell (campeão europeu de Runabout Superstocke) e pelo austríaco Kevin Reiterer (vencedor da classe Ski Superstock).

Esta tarde, por volta das 16h00, disputa-se a última prova deste Campeonato Europeu: a corrida Master, competição de uma única manga, onde todas as classe correm ao mesmo tempo.


Jornalista: João Miguel Pereira

sábado, julho 25, 2009

Torneio de Portoroz: Dinara Safina vence Alberta Brianti por 2-0 e apura-se para a Final

A tenista russa Dinara Safina apurou-se hoje para a Final do Torneio de Portoroz, ao derrotar nas Meias-Finais a italiana Alberta Brianti por 2-0 (parciais de 6/4 e 6/3).

Na Final, a líder do ranking mundial vai defrontar a vencedora do encontro que irá opor a suíça Stefanie Vogele à italiana Sara Errani.

Com este resultado, Safina garante a primeira posição do ranking WTA até ao Open dos E.U.A. (4º e último grand slam da temporada), que se disputará nos primeiros dias de Setembro.


Jornalista: João Miguel Pereira

quinta-feira, julho 09, 2009

Torneio Internacional da Turquia: Magali de Lattre vence Dena Laadan por 2-0 e apura-se para os Oitavos-de-Final

A tenista portuguesa Magali de Lattre apurou-se esta tarde para os Oitavos-de-Final do Torneio Internacional da Turquia ao vencer a israelita Dena Laadan por 2-0, em encontro da 2ª Ronda da prova, que decorre na cidade de Gaziantep.

A jogadora lusa (438ª do ranking mundial e 1ª cabeça-de-série) vai agora defrontar na próxima ronda a letã Diana Marcinkevica, que hoje derrotou a croata Timna Ticic também por 2-0 (parciais de 6/3 e 6/3).

A terminar, refira-se que o Torneio Internacional da Turquia disputa-se em piso de cimento e distribui 10.000 dólares em prémios monetários.


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: O Jogo

domingo, julho 05, 2009

Torneio de Wimbledon: Roger Federer vence Andy Roddick por 3-2 e conquista o seu 15º grand slam

O tenista suíço Roger Federer venceu hoje o Torneio de Wimbledon pela 6ª vez, ao derrotar na Final o norte-americano Andy Roddick por 3-2.

Ao fim de 4 horas e 12 minutos de jogo, o helvético consegue um break-point na "negra" e não desperdiça a oportunidade de conquistar o seu 15º título do grand slam, algo que ainda ninguém tinha feito até hoje.

Aos 27 anos, o suíço entra na história do ténis mundial ao vencer 15 das 20 finais que disputou em grands slams, ultrapassando o mítico Pete Sampras, que conseguiu apenas vencer 14 das 22 finais disputadas, muitas delas contra outro ícone do ténis mundial: André Agassi.

Num encontro onde o equilíbrio foi a nota dominante (5/7, 7/5, 7/5, 3/6 e 16/14), Federer precisou de jogar ao mais alto nível para vencer um adversário que mostrou ter muitos mais argumentos do que um forte serviço.

Com este triunfo, o helvético regressa ao topo da hierarquia mundial, e continua a perseguir o único recorde que lhe falta bater: o número de semanas como líder do ranking ATP. Neste momento, Pete Sampras é o líder com 286 semanas, seguido de Ivan Lendl (270) e Jimmy Connors (268); o suíço aparece em 4º lugar, com "apenas" 237 semanas.


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: A Bola

sexta-feira, julho 03, 2009

Torneio de Turim: Rui Machado perde com Máximo González por 2-1 e é eliminado

O tenista português Rui Machado (116º do ranking mundial) foi hoje eliminado do Torneio de Turim ao perder com o argentino Máximo González por 2-1, em encontro referente à 2ª Ronda da prova.

O jogador luso não resistiu à maior experiência do seu adversário (nº 62 do ranking ATP e 1º cabeça-de-série do Torneio), e acabou por perder pelos parciais de 6/2, 3/6 e 6/2.

Apesar de eliminados no quadro de Singulares, Rui Machado e Frederico Gil ainda continuam em prova na variante de pares, onde amanhã irão discutir o acesso aos Quartos-de-Final com os alemães Philipp Marx e Denis Gremelmayr.


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: O Jogo

quinta-feira, julho 02, 2009

Torneio de Turim: Frederico Gil perde com Ília Bozoljac por 2-0 e é eliminado

O tenista português Frederico Gil (83º do ranking ATP) foi hoje eliminado do Torneio de Turim (Itália), ao perder com o sérvio Ília Bozoljac por 2-0.

Apesar da derrota, o jogador luso deu bastante luta ao seu adversário, como demonstram os parciais de 7/6 e 7/5.

Com esta eliminação, Rui Machado (que ontem venceu o holandês Jese Huta Galung) passa a ser o único representante português neste torneio.


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: O Jogo

sexta-feira, junho 26, 2009

Torneio de Wimbledon: Novak Djokovic vence Mardy Fish e apura-se para os Oitavos-de-Final

O tenista sérvio Novak Djokovic apurou-se hoje para os Oitavos-de-Final do Torneio de Wimbledon, ao derrotar na 3ª Ronda o norte-americano Mardy Fish.

O jogador europeu não teve dificuldade em impor o seu jogo, e derrotou facilmente o adversário por 3-0 (triplo 6/4).

Na próxima eliminatória, Djokovic irá defrontar o israelita Dudi Sela, que hoje eliminou o espanhol Tommy Robredo ao vencer o seu encontro por 3-1 (parciais de 7/6, 7/5, 2/6 e 7/5).


No torneio feminino também não houve surpresas, pois as favoritas Victoria Azarenka (treinada pelo português António Van Grichen), Elena Dementieva, Serena Williams (que eliminou Neuza Silva) e Nádia Petrova venceram com alguma facilidade os seus encontros, apurando-se para a ronda seguinte.


Jornalista: João Miguel Pereira

terça-feira, junho 23, 2009

Torneio de Wimbledon: Norte-americano Jesse Levine elimina o russo Marat Safin

O tenista norte-americano Jesse Levine protagonizou a maior surpresa do dia no Torneio de Wimbledon, que hoje teve a conclusão da 1ª Ronda.

Levine afastou o russo Marat Safin (14º cabeça-de-série) em 4 sets, com os parciais de 6/2, 3/6, 7/6 e 6/4.

Ao chegar a Wimbledon, Marat Safin tinha dito que queria vencer o torneio, por ser a última vez que pisaria os courts do All England Club.


Em relação aos tenistas portugueses, convém lembrar que Frederico Gil foi afastado (3-1) pelo francês Paul-Henri Mathieu; Neuza Silva também foi eliminada (2-0), pela norte-americana Serena Willimas, enquanto a jovem Michelle Larcher de Brito venceu por 2-0 a checa Karla Zokopalova.


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: A Bola

sábado, junho 20, 2009

Torneio de Eastbourn: Caroline Wozniacki vence prova ao derrotar na Final a francesa Virgine Razzano

A tenista dinamarquesa Caroline Wozniacki venceu esta tarde o Torneio de Eastbourn ao derrotar na Final a francesa Virgine Razzano por 2-0.

Com apenas 18 anos, Wozniacki não sentiu a pressão de estar a jogar com uma tenista muito mais experiente, e conseguiu resolver o encontro depois de vencer os tie-brakes dos dois sets que disputou.

Ao conquistar o seu 5º torneio do WTA, a jovem dinamarquesa passa a ser uma das favoritas a vencer o Torneio de Wimbledon, já que as atletas mais cotadas como Safina, Kuznetsova, Dementieva e as irmãs Williams não têm conseguido obter bons resultados na relva do All England Club.

Wozniacki também sabe que esta poderá ser uma das poucas oportunidades que terá para vencer o grand slam inglês e, por isso, no final da partida de hoje, admitiu que um dos seus objectivos a curto prazo será "atingir a Final de Wimbledon".


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: A Bola

Torneio de S'Hertogenbosch: Dinara Safina perde com Tamarine Tanasugarn por 2-0 e é eliminada

A tenista russa Dinara Safina foi hoje eliminada do Torneio de S'Hertogenbosch, ao perder com a tailandesa Tamarine Tanasugarn por 2-0, em jogo relativo às Meias-Finais da prova holandesa.

A nº1 do ranking mundial não conseguiu impor o seu ritmo de jogo frente à experiente jogadora da Tailândia e acabou por perder por duplo 7/5.

Amanhã, disputa-se a Final, entre Tanasugarn e a belga Yanina Wickmayer, que surpreendentemente venceu a edição 2009 do Estoril Open.


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: A Bola

quarta-feira, junho 17, 2009

Torneio de Wimbledon: Rui Machado vence italiano Giancarlo Petrazzuolo por 2-0 e apura-se para a 2ª Ronda do qualifying

O tenista português Rui Machado garantiu hoje a passagem à 2ª Ronda do qualifying do Torneio de Wimbledon ao vencer o italiano Giancarlo Petrazzuolo por 2-0 (parciais de 6/1 e 6/4).

Apesar da longa paragem (mais de 24 horas) devido à chuva, hoje o jovem luso entrou na partida cheio de garra e força, fazendo logo um break no 3º jogo do 2º set. A partir daí foi só gerir o resultado, tendo o cuidado de ganhar sempre o seu jogo de serviço.

Com esta vitória, Rui Machado torna-se no primeiro tenista português a passar para a 2º Ronda do qualifying do Torneio de Wimbledon.

Também hoje, mas no quadro feminino, a portuguesa Frederica Piedade perdeu com Ksenia Pallkina, do Quirguistão, por 2-0 (parciais de 6/4 e 6/4), acabando por ser eliminada da prova.


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: A Bola

terça-feira, junho 16, 2009

Torneio de Wimbledon: Chuva adia 1º Jornada do qualifying para amanhã

Iniciou-se nesta segunda-feira, nos courts do Clube Tennis de Londres, mais uma edição do famoso Torneio de Wimbledon, 3º grand slam da época tenistica.

Para já, ainda são só os jogos do qualifying, mas as bancadas do clube londrino já estiveram cheias de adeptos.

Pela tenda VIP passaram várias individualidades, que não quiseram perder o 1º dia deste majestoso torneio.

Estava tudo preparado para termos uma grande jornada de Ténis, sobre os relvados do Club Tennis de Londres, quando apareceu uma visita indesejável: a chuva.

Alguns jogos já se tinham iniciado, como o encontro entre o português Rui Machado e o italiano Giancarlo Petrazzuolo, mas foram rapidamente interrompidos, pois a chuva caia com força.

Ainda assim, Machado e Petrazzuolo conseguiram concluir o 1º set (favorável ao português por 6/1) e realizarem dois jogos do 2º set (empate 1/1).

Como a chuva não parou de cair durante o dia, e como os courts de Wimbledon não têm luz artificial, toda a jornada ficou adiada para amanhã, o que será certamente uma grande dor de cabeça para os organizadores do Torneio, pois terão que se desdobrarem em soluções para conseguirem fazer uma nova calendarização de todos os encontros adiados.


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: A Bola

domingo, junho 14, 2009

Torneio de Queens: Andy Murray torna-se no segundo britânico a vencer a mítica prova

O tenista escocês Andy Murray venceu hoje o Torneio de Queens, ao derrotar na Final o norte-americano James Blake por 2-0.

Apesar de ter mais um dia de descanso por não ter jogado nas Meias-Finais (desistência de Andy Roddick), James Blake não conseguiu aproveitar esse factor. O americano ainda deu alguma réplica no 1º set, mas depois "caiu" abruptamente de produção, acabando por sair derrotado pelos parciais de 7/5 e 6/3.

Murray, 1º cabeça de-série do Torneio e 3º melhor jogador do ranking Mundial, tornou-se no segundo britânico a vencer o Queens, depois de Bunny Austin ter feito o mesmo no longinquo ano de 1938.


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: A Bola

sexta-feira, junho 12, 2009

Torneio de Queens: Andy Roddick vence Ivo Karlovic e apura-se para as Meias-Finais

Poucas horas depois de ter ganho ao australiano Lleyton Hewitt, o norte-americano Andy Roddick voltou a vencer no Torneio de Queens.

Nos Quartos-de-Final, o 2º cabeça-de-série venceu o croata Ivo Karlovic por 2-0 (parciais de 7/6 e 7/6).

Roddick irá defrontar na ronda seguinte o também norte-americano James Blake, que derrotou o bielorusso Mikhail Youzhny pelo mesmo resultado, ou seja, 2-0, embora os parciais tenham sido diferentes (7/6 e 6/3).

A outra Meia-Final será discutida entre o escocês Andy Murray e o espanhol Juan Carlos Ferrero, que hoje venceram os seus respectivos encontros dos Quartos-de-Final.


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: A Bola

Torneio de Queens: Andy Roddick vence Lleyton Hewitt e apura-se para os Quartos-de-Final

O tenista norte-americano Andy Roddick apurou-se hoje para os Quartos-de-Final do Torneio de Queens ao vencer o australiano Lleyton Hewitt, que na eliminatória anterior tinha afastado o português Frederico Gil.

Apesar da vitória por 2-0, o norte-americano não teve um encontro nada fácil, pois só conseguiu vencer ambos os sets ao fim de disputadissimos tie-breaks.

Na próxima ronda, Roddick irá jogar com o croata Ivo Karlovic, que hoje ganhou ao francês Nicolas Mahut por 2-0 (parciais de 6/3 e 6/4).


Outros resultados:

James Blake (EUA) - Sam Querry (EUA) 6/4, 4/6 e 6/3

Andy Murray (ESC) - Guillermo Garcia-Lopez (ESP) 6/4 e 6/4

Mardy Fish (EUA) - Feliciano Lopez (ESP) 6/1 e 6/4

Juan Carlos Ferrero (ESP) - Xavier Malisse (BEL) 6/4 e 7/6


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: A Bola

quarta-feira, junho 10, 2009

Torneio de Queens: Frederico Gil perde com Lleyton Hewitt e é eliminado

O tenista português, Frederico Gil, foi eliminado do Torneio de Queens ao perder esta tarde com o australiano Lleyton Hewitt por 2-1, em encontro relativo à 2ª Ronda desta prova.

O luso até entrou bem, chegando rapidamente ao 5-1. Porém, o australiano (que já foi líder do ranking mundial) recuperou, mas um novo break de Gil fixou o resultado do 1º set em 6/3.

No parcial seguinte, Hewitt não deu hipóteses, quebrando o serviço do português no 1º e 5º jogo, acabando por vencer o set com o resultado de 6/2.

Na "negra", Frederico Gil não conseguiu segurar os nervos, fazendo muitos erros não forçados e várias duplas faltas, que acabaram por derrotar o tenista luso.

Com este resultado, Lleyton Hewitt apura-se para os Quartos-de-Final, onde irá defrontar o norte-americano Andy Rodicck, num encontro que se prevê muito espectacular e equilibrado.


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: A Bola

terça-feira, junho 09, 2009

Torneio de Queens: Frederico Gil vence Daniel Gimeno-Traver e apura-se para a 2ª Ronda

O tenista português Frederico Gil apurou-se esta tarde para a 2ª Ronda do Torneio de Queens, ao vencer o espanhol Daniel Gimeno-Traver por 2-0 (parciais de 6/1 e 6/3).

O nº1 do ranking nacional, que esta semana desceu para o 78º posto mundial, precisou de apenas 54 minutos para derrotar o seu adversário, que é um especialista na terra batida.

Assim, Frederico Gil "vinga-se" do espanhol, pois Gimeno-Traver tinha vencido o português no recente Torneio de Prostejov, na República Checa.

Após esta prova, o tenista luso irá preparar a sua participação no conceituado Torneio de Wimbledon, competição onde também irá estar a portuguesa Michelle Larcher de Brito, depois de ter recebido o wild-card que lhe dá acesso ao quadro principal feminino.


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: A Bola

sexta-feira, junho 05, 2009

Roland Garros: Dinara Safina vence Dominika Cibulkova por duplo 6/3 e apura-se para a Final

A tenista russa Dinara Safina apurou-se esta tarde para a Final Feminina do Torneio de Roland Garros, ao derrotar nas Meias-Finais a eslovaca Dominika Cibulkova por duplo 6/3.

Com este triunfo, a irmã de Marat Safin entra para a história do ténis mundial, ao ser a primeira russa a disputar duas Finais seguidas de Roland Garros.

Recorde-se que a nº1 do ranking mundial, no ano passado, perdeu com a sérvia Ana Ivanovic, numa das Finais mais renhidas da história do torneio francês.

Este ano, Safina irá defrontar no jogo decisivo a sua compatriota Svetlana Kuznetsova que na outra Meia-Final eliminou a australiana Samantha Stosur por 2-1 (parciais de 6/4, 6/7 e 6/3).


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: A Bola

domingo, maio 31, 2009

Roland Garros: Dinara Safina elimina Aravane Rezai em menos de uma hora

A tenista russa Dinara Safina apurou-se hoje para os Quartos-de-Final do Torneio de Roland Garros ao eliminar a francesa Aravane Rezai por 2-0.

A irmã de Marat Safin não deu qualquer hipótese à "carrasca" de Michelle Brito, e "despachou" a francesa em menos de 1 hora, vencendo por 6/1 e 6/0.

Na próxima ronda, Dinara Safina irá jogar com a bielorussa Victoria Azarenka, que hoje derrotou Ana Ivanovic por 2-0 (parciais de 6/2 e 6/3).

Com esta derrota a tenista sévia falha a revalidação do título, assim como o espanhol Rafael Nadal, que hoje foi surpreendentemente batido pelo sueco Robin Soderling por 3-1 (parciais de 6/2, 6/7, 6/4 e 7/6).


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: A Bola

sexta-feira, maio 29, 2009

WTCC: Depois da "tempestade" Tiago Monteiro acredita que virá a "bonança" para os Seat Léon

Depois da FIA ter alterado os regulamentos em virtude da situação polémica que se viveu no passado fim-de-semana em Pau (França), o piloto português Tiago Monteiro parte para o GP da Comunidade Valenciana com esperanças redobradas.

Recorde-se que dias antes do GP de França, o organismo que gere o desporto automóvel mundial, resolveu introduzir novos regulamentos, sem sequer ter consultado as equipas. Devido a esta situação, alguns pilotos ameaçaram com uma greve, ao que a FIA contra-ameaçou com multas, suspensões e perda de pontos.

Os pilotos concordaram em participar na corrida de Pau, mas não compareceram no pódio, o que deixou a Federação Internacional numa situação incómoda.

Depois deste "incidente", a FIA convocou os pilotos para uma reunião, onde o único ponto dos trabalhos seria a discussão dos novos regulamentos. Só que os pilotos fizeram "finca-pé" e não aceitaram participar na reunião, alegando que a FIA não pode mudar os regulamentos a meio de um campeonato.

Face a esta posição, a Federação Internacional acabou por alterar de novo os regulamentos, deixando cair as alterações que tinha feito antes do GP de França.

Tais alterações agradaram a todas as equipas, especialmente a SEAT Sport, que assim voltam a ter carros competitivos, como tinha acontecido até ao GP passado.

Em entrevista ao jornal Autosport, Tiago Monteiro aproveitou para explicar com alguns detalhes o que causou todo este alarido: "A FIA achou que os SEAT estavam a ser velozes de mais, e que o Campeonato estava a perder interesse. Aí começou a criar regras que não lembram a ninguém, nomeadamente a proibição de ultrapassar as 4200 r.p.m.; valorizar e apoiar quem fizesse mais reduções de caixa, derrapagens e subida de correctores; limitar a pressão de óleo nos tubos, entre outras regras idiotas. É óbvio que nós todos discordamos, pois além das regras serem idiotas, foram feitas a meio do campeonato. Realmente só a FIA é que se podia lembrar de tais coisas. Tivemos que tomar uma acção de força e fizemos aquela triste figura, ao deixar o pódio vazio, mas tinhamos que mostrar à FIA que estávamos contra esta situação".

Mais à frente o piloto português refere que "com o recuo da FIA, as coisas estabilizaram, e estamos mais confiantes para a próxima prova, mas tantas alterações provocaram desgaste na equipa e nos carros, e por isso, não sei dizer quais os objectivos para Valência, mas posso garantir que tudo vamos fazer para levar os Leon até aos lugares da frente".

Na mesma entrevista, Tiago Monteiro acrescentou ainda que "a pista de Valência é muito má para os SEAT, mas funciona muito bem para os Chevrolet. Mesmo assim, acredito que vamos fazer uma boa corrida e garantir um lugar que nos permita continuar na frente do Campeonato".

O GP da Comunidade Valenciana disputa-se este fim-de-semana no Circuito Ricardo Tormo em Valência. Esta é a 6ª visita consecutiva do WTCC e as previsões meteorológicas apontam para sol e céu limpo no Sábado, mas deverão acontecer alguns aguaceiros no Domingo. Em relação ao calor, este não será um problema, pois a temperatura não deverá ultrapassar os 25º C.

Horários do GP Comunidade Valenciana:

Sábado (30 de Maio):

14h15 - Treinos cronometrados

Domingo (31 de Maio):

08h30 - Warm-Up
12h45 - 1ª corrida
14h00 - 2ª corrida


NOTA: Todos os horários referem-se a hora de Portugal Continental


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: Autosport

Roland Garros: Michelle Brito perde com Aravane Rezzai e é eliminada

A jovem tenista portuguesa Michelle Brito foi hoje eliminada do Torneio de Roland Garros, ao perder com a francesa Aravane Rezzai por 2-0 (parciais de 7/6 e 6/2).

A jogadora lusa, de apenas 16 anos de idade, não conseguiu impor o seu jogo devido à muita pressão existente sobre si, pois jogava no court central, diante de uma adversária mais cotada e com um publico, na sua maior parte, apoiante da francesa.

Apesar das bancadas estarem um pouco despidas, os espectadores não se cansaram de apoiar Rezzai e de assobiar as belas jogadas da portuguesa.

Além de tudo isto, Michelle ainda teve de suportar as constantes queixas da jogadora francesa, pedindo até ao árbitro a presença da supervisora do torneio para esta ouvir os "gritos supersónicos da portuguesa".

O árbitro ainda tentou acalmar os ânimos, dizendo que os gritos num jogo de ténis são normais, mas a francesa não se calou enquanto a supervisora não entrou no court central.

Depois de muitos berros e "contra-berros", pois Rezzai também gritava bastante, a jogadora francesa venceu o primeiro set por 7/6, dominando por completo o tie-break.

No segundo set, ouviram-se mais queixas por parte de Rezzai e mais assobios vindos do público, o que acabou por desconcentrar Michelle, que voltou a perder, desta feita por 6/2, cometendo muitas duplas faltas e levando um "cartão amarelo" (advertência) por ter partido uma raquete.

Ainda assim, a participação de Michelle Brito foi magnifica, o que lhe permite ganhar 120 pontos WTA e figurar no top-100, quando o ranking for actualizado, o que acontecerá no próximo dia 8 de Junho.


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: A Bola

quinta-feira, maio 28, 2009

Roland Garros: Marat Safin é eliminado e anuncia final da carreira

O tenista russo Marat Safin revelou esta quarta-feira que vai "pendurar as raquetes" no final deste ano.

Na conferência de imprensa que se seguiu após a derrota com o francês Josselin Ouanna, em jogo a contar para a 2ª Ronda do torneio de Roland Garris, o atleta russo disse que "pensar em ténis durante as 24 horas do dia dá cabo de qualquer pessoa".

Mais à frente, Safin revelou que esteve "durante muitos anos no Mundo do ténis, mas acho que é altura de parar e de ir fazer algo de útil na vida. Gostava de me despedir com uma vitória, mas a derrota também não é assim tão triste".

Sobre o que vai fazer depois de abandonar o ténis, o russo não adiantou grandes pormenores, dizendo apenas que vai, de certeza, "deixar o Mundo da bolinha amarela" que lhe "martela a cabeça e o espírito dia após dia", adiantando ainda que "poucos jogadores conseguem ter uma vida boa depois de deixarem o ténis, mas nesta situação a coisa vai ser diferente".

Marat Safin "fechou" a conferência de imprensa declarando que "depois de terminar a carreira, o clã Safin continuará a dominar o ténis, pois não se esqueçam que a Dinara [Safina, irmã do jogador] é a nº1 do ranking mundial".


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: A Bola

domingo, maio 24, 2009

Roland Garros: Frederico Gil defronta o espanhol David Ferrer na 1ª Ronda

Teve início, esta manhã em Paris (França), mais uma edição do mítico torneio Roland Garros, 2º grand slam da época.

A prova conta com a participação dos melhores tenistas do Mundo, incluindo os portugueses Frederico Gil (entrada directa), Rui Machado e Michelle Larcher de Brito.

O melhor jogador luso de sempre entra em campo já hoje. Por volta das 15 horas, Gil defrontará o espanhol David Ferrer (14º do ranking mundial) no court Porte d'Auteuil (nº3) do complexo desportivo francês.

No quadro feminino, a grande novidade é o regresso da russa Maria Sharapova, que voltou à competição a semana passada, depois de ter ficado quase 1 ano sem jogar qualquer torneio oficial.

Outra das notícias que marcam este primeiro dia do Roland Garros é a ausência da também russa Vera Zvonareva (6º do ranking mundial), devido a uma lesão numa perna.


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: A Bola

sexta-feira, maio 15, 2009

Torneio de Madrid: Scnyder, Safina, Mauresmo e Wozniacki nas Meias-Finais

A tenista sérvia Jelena Jankovic foi eliminada do Torneio de Madrid, ao perder com a suíça Patty Schnyder por 2-0 (parciais de 7/6 e 6/3), em encontro relativo aos quartos-de-final da prova, disputado esta tarde no Complexo Desportivo de Madrid, mais conhecido como "Caja Mágica".

Nas Meias-Finais, Schnyder irá encontrar a russa Dinara Safina, que no outro encontro da tarde venceu a ucraniana Alona Bondarenko também por 2-0 (parciais de 6/4 e 6/3).

A outra semi-final será jogada entre a francesa Amélie Mauresmo e a jovem dinamarquesa Caroline Wozniacki.

A jogadora nórdica derrotou, de manhã, a russa Vera Duchevina (6/0 e 6/4), enquanto a francesa teve mais dificuldades para vencer a húngara Agnes Szavay por 2-1 (parciais de 5/7, 6/1 e 6/1), ao fim de quase duas horas e meia de jogo.


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: A Bola

sábado, maio 09, 2009

Estoril Open: Yanina Wickmayer conquista prova ao vencer na Final a russa Ekatarina Makarova

A tenista belga Yanina Wickmayer (83ª do ranking mundial) venceu o quadro feminino do Estoril Open ao derrotar na Final a russa Ekatarina Makarova por 2-0, com os parciais de 7/5 e 6/2.

Em pouco mais de 90 minutos, Wickmayer não teve dificuldades em impor a sua maior frescura física, pois a belga não chegou a jogar as Meias-Finais porque a sua adversária (a israelita Shahar Peer) teve de desistir da prova, devido a uma lesão no pé direito.

Por seu lado, Makarova podia ter sido a segunda russa a vencer o Estoril Open, depois da jovem (19 anos) Maria Kirilenko ter ganho a edição transacta.


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: A Bola

quarta-feira, maio 06, 2009

Estoril Open: Sonho de Frederico Gil acaba nas mãos de James Blake

O tenista português, Frederico Gil, foi hoje eliminado da 20ª edição do Estoril Open, ao perder com o norte-americano James Blake por 2-1, em encontro disputado no Court Central do Complexo Desportivo do Jamor.

Apesar de estarem muitos portugueses nas bancadas, o jogador luso não conseguiu superiorizar-se ao americano e acabou por sair derrotado pelos parciais de 7/5, 4/6 e 2/6.

Frederico Gil até entrou bem na partida (ganhando o 1º parcial por 7/5), mas os erros cometidos no 3º set (vários 1º serviços falhados e duplas faltas disparatadas) permitiram que James Blake recuperasse e acabasse por vencer o encontro.

No final da partida, o tenista português revelou que "foi um prazer jogar no Estoril Open", esperando que a sua estadia na edição de 2010 seja "bem mais longa".

Por seu lado, o norte-americano James Blake disse que "foi uma vitória difícil, pois o Gil jogou muito bem provando que é um tenista excelente", acrescentando que "Portugal é bonito, tem gente muito acolhedora, mas o sol está forte e o calor é quase insuportável".


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: A Bola

domingo, maio 03, 2009

Estoril Open: Catarina Ferreira eliminada após derrota com Ekaterina Ivanova por 2-0

A tenista portuguesa Catarina Ferreira (701ª do ranking WTA) foi afastada do Estoril Open, ao perder com a russa Ekaterina Ivanova por 2-0, em jogo a contar para a 2ª Ronda do Qualyifing da prova, disputado esta manhã no Complexo Desportivo do Jamor.

A lusa não conseguiu dar muita luta à sua adversária (145ª do ranking WTA), acabando por perder por duplo 6/1.

No final da partida, Catarina Ferreira referiu que lhe faltou "frescura física para dar mais luta", acrescentando que a russa "tem argumentos muitos bons".

A tenista portuguesa referiu ainda estar "um bocado desiludida" e espera "regressar o mais rapidamente possível ao top 500".

Com esta eliminação, Michelle Larcher de Brito passa a ser a única tenista portuguesa que ainda se pode juntar a Neuza Silva, Frederica Piedade e Maria João Kohler no quadro principal do Estoril Open.


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: A Bola

segunda-feira, abril 20, 2009

Le Trophée des 3 Pistes: FPP considera "razoável" a participação portuguesa

Os patinadores portugueses presentes no Torneio "Le Trophée des 3 Pistes", realizado em França, tiveram uma participação "ao nível do razoável".

Segundo o presidente da Federação Portuguesa de Patinagem (FPP), Fernando Claro, "os atletas portugueses estão a evoluir bem e, neste tipo de provas já alcançaram resultados dignos de registo".

De entre os participantes lusos, destaque para as irmãs Rodrigues (Daniela e Dina), que foram as únicas que se classificaram na parte superior da tabela de resultados.

Além das irmãs, também estiveram presentes em França, Edna Pereira e António Freitas, que obtiveram um 39º e um 49º lugar, respectivamente.

Em termos colectivos, a participação portuguesa resumiu-se ao CDR Prazeres e ao CDR Santanense, que continuam a lutar para manter viva esta modalidade, pois há cada vez menos praticantes. Ainda assim, ambas as colectividades têm cerca de 100 patinadores inscritos.

O próximo torneio internacional irá decorrer em Portugal, mais concretamente na Pista da Escola Gonçalves Zarco, a partir das 10h00 do próximo dia 25 de Abril.


Jornalista: João Miguel Pereira

Torneio de Barcelona: Frederico Gil vence Yen-Hsun Lu e apura-se para a 2ª Ronda onde irá defrontar o espanhol Rafael Nadal

O tenista português Frederico Gil venceu hoje Yen-Hsun Lu (Taipé) por 2-0, em encontro relativo à 1ª Ronda do Torneio de Barcelona.

O luso voltou a jogar ao melhor nível e "despachou" o nº 63 do Mundo em pouco mais de 1 hora, pelos parciais de 6/2 e 6/1.

Gil venceu o 1º set em 30 minutos, conseguindo quebrar o serviço do jogador de Taipé quando o resultado estava em 3/2, favorável ao português.

O 2º set demorou um pouco mais, mas o tenista luso nunca esteve em dificuldades, pois conseguiu chegar rapidamente ao 3/0, e a partir daí venceu sempre os seus jogos de serviço.

Na próxima ronda, Frederico Gil irá defrontar, novamente, o espanhol Rafael Nadal, considerado por muitos como o melhor jogador da actualidade.


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: A Bola

domingo, abril 19, 2009

Torneio de Barcelona: Frederico Gil apura-se para o quadro principal

O tenista português Frederico Gil, qualificou-se esta tarde para o quadro principal do Torneio de Barcelona ao vencer o espanhol Daniel Munoz de la Nava por 2-1 (parciais de 6/2, 2/6 e 6/3).

Na 1ª Ronda do qualifying, o melhor tenista luso de sempre já tinha vencido claramente o francês Laurent Recouderc por duplo 6-1.

Com o triunfo de hoje, Frederico Gil conquista mais 10 pontos para o ranking ATP e 6000 euros para a sua conta bancária.

No final da partida, o tenista revelou à Agência Lusa que estava "muito contente, não tanto pelo jogo, mas sim pela vitória. Este triunfo dá-me a possibilidade de jogar com os melhores agora vou treinar para fazer um bom torneio. Terei que trabalhar mais a parte psicológica, porque ainda não consigo lidar bem com todas estas novas sensações".

A esta hora, ainda se desconhece qual será o adversário de Frederico Gil na Ronda inaugural deste torneio espanhol.


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: A Bola

quarta-feira, abril 08, 2009

Torneio de Casablanca: Frederico Gil vence Ivan Ljubicic e apura-se para os Quartos-de-Final

O tenista português Frederico Gil continua em grande e hoje garantiu o apuramento para os Quartos-de-Final do Torneio de Casablanca (Marrocos), ao vencer o croata Ivan Ljubicic por 2-1 (parciais de 6/7, 7/5 e 6/4).

Depois da excelente exibição no Torneio de Miami (onde só caiu na 3ª Ronda perante o melhor jogador da actualidade, o espanhol Rafael Nadal), Gil confirmou que está a atravessar o seu melhor momento de forma, batendo claramente um tenista que tem um ranking superior ao seu (68º do croata, contra o 70º do português) e que já foi o 3º melhor da lista mundial em 2006.

Frederico Gil entrou mal na partida, mas conseguiu segurar o seu jogo de serviço até ao 6/6, sendo batido no tie-break por 7-2. O pupilo de João Cunha e Silva não se deixou abalar e começou a jogar ao seu melhor nível, "virando" o jogo em menos de uma hora.

No final, em declarações à televisão marroquina (que realiza as transmissões deste torneio), o tenista português agradeceu o apoio dos pais (que estavam presentes nas bancadas), revelando que aquela era a primeira vez que dava uma entrevista dentro do court, em directo.

Este triunfo garante a Gil mais 10850 euros e 65 pontos, que seguramente vão fazer com que o português suba uns lugares no ranking ATP.

Na próxima ronda (os quartos-de-final), o tenista português irá defrontar o espanhol Alberto Montanés (35º do ranking e 3º cabeça-de-série), que na 2ª Eliminatória derrotou o seu compatriota Santiago Ventura por 2-1 (parciais de 5/7, 6/3 e 7/5).


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: A Bola

quinta-feira, abril 02, 2009

O brilhantismo do ténis português: De Frederico Gil a António Van Grichen

O ténis português tem vivido dias de grandes euforias. Desde as vitórias recentes de Frederico Gil no Torneio de Miami até às sensacionais subidas de Rui Machado e Michelle de Brito nos respectivos rankings, o ténis luso tem sido notícia nos 4 cantos do Mundo (apesar deste ser redondo!)

Depois de João Cunha e Silva (curiosamente o actual treinador de Frederico Gil) ter sido o primeiro tenista português a entrar num torneio do Grand Slam (Torneio de Wimbledon), os "entendidos na matéria" disseram que mais nenhum luso iria fazer o mesmo ou até melhor.

Alguns anos mais tarde, Nuno Marques veio desmentir tais declarações, com o apuramento para os mesmo torneio e com a "morte na praia" no Open dos E.U.A. (perdeu na última ronda do qualifying por duplo 7/5).

Se Nuno Marques já tinha feito grandes exibições por esse mundo fora o que dizer de Frederico Gil? Que é um fora-de-série? Que é um tenista do outro Mundo?

Claro que não! Dizer isso era um exagero, porque se assim fosse teríamos que classificar André Agassi, Pete Sampras, Ivan Lendl, Roger Federer ou Rafael Nadal como uns verdadeiros ETs.

O melhor tenista português de sempre é apenas um rapaz que começou a jogar ténis quando tinha 9 anos, sonhando com o dia que que iria entrar directamente no quadro principal do Estoril Open. Em Maio de 2009 vai cumprir o sonho, quando entrar pela 3ª vez nos courts do complexo desportivo do Jamor!

Rui Machado tem o mesmo sonho que Frederico, mas em 2009 não o vai poder cumprir. O jovem tenista ainda tem um ranking muito baixo, e por isso, se quiser jogar o Estoril Open 2009 terá que passar pelo difícil qualifying ou então pedir um wildcard a João Lagos. Mas, se Rui continuar com esta ascenção, um dia não terá que passar por nada disto e entrará, por mérito próprio, no quadro principal do maior torneio de Portugal.

Falando em wildcards, João Lagos já disse publicamente que um está guardado para a menina-prodígio do ténis nacional: Michelle Larcher de Brito.

A jovem, que já foi campeã do Mundo de júniores, esteve no Estoril Open 2008, mas apenas participou num encontro de exibição com outro jovem de valor, Gastão Elias.

Michelle treina na Academia de Nick Bollettieri por influência do pai, que a levou para os E.U.A. quando a jovem ainda usava fraldas (acontecendo o mesmo com a campeã Maria Sharapova).

Nos "states", a menina-prodígio aprendeu todas as técnicas, que fazem-na numa das mais temíveis jogadoras do circuito feminino (que o diga Serena Williams que se teve de aplicar a fundo para vencer a portuguesa, num recente torneio).

Ninguém sabe o futuro destes brilhantes atletas, mas penso que não será de estranhar se um dia os vermos a receberem o principal troféu de um Grand Slam.

Mas não só os jogadores a dar cartas, alguém já ouviu falar de António Van Grichen? Viktoria Azarenka já. E assim que soube do valor do técnico português, "agarrou" nele e nunca mais o "largou". Em poucos meses, a bielorussa subiu de um modesto top 200, para um brilhante top 20 e em todos os torneios agradece o apoio técnico, táctico e emocional do "my friend Tony", como aconteceu após o jogo das meias-finais do recente Torneio de Miami.


Jornalista: João Miguel Pereira